{

title : "My Cyber-Space",

description : "O seu lugar de tecnologia",

author : "Victor Oliveira"

}


terça-feira, 15 de julho de 2008

Lively: uma nova maneira de relacionamentos virtuais

O novo sistema criado pela Google, chamado Lively, propõe uma nova maneira de relacionamento virtual. O software é basicamente um chat onde cada participante tem um avatar, em outras palavras, um bonequinho, que o representará na conversa.

A semelhança com o Second Life é evidente, porém o Lively é feito para Browsers (FireFox, Internet Explorer, etc.) e pode ser incorporado à blogs e sites.

Por exemplo: nosso blog pode criar uma sala no Lively onde o ambiente seja de acordo com o tema do blog (objetos tecnológicos espalhados por todo o ambiente) e assim que o usuário entrar com seu avatar terá uma idéia da mensagem que o blog pretende transimitir.

Segundo Niniane, criadora do lively, "se você entrar numa sala do Lively que está no seu blog ou site favorito, poderá ter uma noção dos interesses do criador daquela sala, através da decoração e do ambiente escolhido".


Por ser um produto de testes o lively ainda apresenta vários problemas, como travamentos e lentidão, porém, se a idéia for bem aceita podemos esperar que mundo virtual 3d criado pelo Google interaja de alguma maneira com serviços como Orkut, YouTube, Gmail, Gtalk e outros mais. Um exemplo dessa interação é rodar vídeos do YouTube nas TV's virtuais das salas.

Veja o vídeo demonstração:



Lively Download

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu já me cadastrei no Second Life e achei um saco e uma perda de tempo fantástica. Pelo vídeo, esse do google pelo menos parece mais animado. Vou dar uma olhada.

Unknown disse...

Putz, quando pintou o Second Life, fez o maior barulho e achei legal as inciativas publicitárias dentro dele, tinham várias empresas com ambientes virtuais que divulgavam seu produto lá, mas o fato de ser extremamente pesado, acho, que foi fundamental pra "afundar" o Second Life, vamos o que vai acontecer agora com Lively, o fato de ter a marca Google deve ajudar bastante ele, basta ver a quantidade de mídia espontânea que ele já teve. Esperar pra ver.

sacodefilo disse...

Concordo com o colega de cima. Uma vez usei o second life para experimentar e achei um saco. Entretanto, acho que a Google vai acabar achando um autilidade para isso impensada até hoje.

Anônimo disse...

hummm

interessante...

vamos baixar para testar...

valeu a dica

Anônimo disse...

Esses tantos relacionamentos virtuais, só vão acabar mais ainda com as relações pessoais.

Mas, parece interessante pra quem gosta desse tipo de comunidade.

Petterson Lima disse...

Cara, o Google vai dominar o mundo!
É incrivel o tanto de idéias que os caras tem. Cada passo é um programa novo.
Porem acho que esse não vai vingar não, acho que só para os fãs de Second Life, assim como os amigos aí de cima, uma vez instalei, experimentei e achei um saco!