{

title : "My Cyber-Space",

description : "O seu lugar de tecnologia",

author : "Victor Oliveira"

}


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

USB 3.0

Nos dias atuais é difícil encontrar alguém que não esteja familiarizado com a sigla USB, ou barramento universal serial. Computadores, notebooks, celulares, câmeras digitais e impressoras, todos trazem o conector que facilita – e muito – a vida de quem trabalha com arquivos eletrônicos. Por se tratar de um recurso muito útil, essa tecnologia evoluiu e a indústria já está trabalhando na versão 3.0, que é dez vezes mais rápida e promete redução no consumo de energia.
Depois de muita especulação, o USB 3.0 (ou SuperSpeed USB), teve suas especificações finalizadas e apresentadas oficialmente pelo "USB Promoter Group".

Com o padrão 3.0, a troca de dados pode ser até dez vezes mais rápida que o padrão atual, ou seja, pode atingir até 4.8Gbps. Isso significa que para transferir um arquivo de 27GB, seu computador levará cerca de 70 segundos, enquanto levaria 15 minutos ou mais no padrão 2.0. 

Lembre-se que você só será capaz de aproveitar toda velocidade de transmissão se seu disco rígido conseguir gravar a informação com essa rapidez. Discos SSD (Solid-state disc) podem se beneficiar mais do que os tradicionais HDs. Isso em razão de eles gravarem os arquivos em chips, enquanto os demais ficam limitados pela sua velocidade de rotação de seus discos.

Os conectores USB não facilitarão apenas a transferência de dados para equipamentos portáteis, mas também recarregarão aqueles que necessitem de energia. Com o crescimento do número de dispositivos móveis que usam a porta USB (celulares, MP3 players, câmeras digitais, etc.) para recarregar suas baterias, a potência do conector foi elevada de 100 para 900 miliampéres. Com isso você poderá fornecer energia para mais dispositivos simultaneamente, através de um hub.


Quanto à compatibilidade, será apenas com a versão anterior (2.0), mas não funcionará com os modelos 1.0 (venhamos e convenhamos, já são 12 anos desde o seu lançamento).

Os primeiros dispositivos com a nova tecnologia devem chegar ao mercado no final de 2009. Para ver o documento oficial com mais informações sobre a especificação, acesse o arquivo em formato PDF disponibilizado no site www.usb.org.

3 comentários:

rafaelcapitao.com disse...

Já tinha lido isso em algum lugar, mas não me lembrava direito da velocidade. Incrível!!! a transferência de dados vai ser muito rápida!!! Imagina quando for apresentada a usb 4.0!???

Daniel disse...

Bem, isso vai ser uma maravilha, para as minhas maquinas em rede aqui em casa!!! hehe.

Thalles Manzatto disse...

E ae, blz?

Eu achei seu blog fuçando aqui na internet e achei interessante o conteudo postado.
Recentemente eu criei um blog sobre informatica e estou divulgando e buscando parcerias.

Se você tiver interesse, acesse o blog e se gostar podemos trocar links.
O endereço do blog é http://hackeandooplaneta.blogspot.com/

Ate mais...