Depois de muito tempo eu volto a escrever inspirado por um podcast do Murilo Gun que ouvi hoje. Segue abaixo o link pra se algum de vocês quiser escutar antes de iniciar o papo:
Logo no início do Podcast o Murilo fala sobre uma empresa que ele teve no início dos anos 90 que basicamente construía sites e chegou a ter 40 funcionários, mas que acabou encontrando dificuldade pela falta de "barreiras de entrada do mercado".
O que ele quis dizer com barreira de entrada? Bom, quem ouvi já sabe que ele citou diversos barreiras de entradas de outras áreas, por exemplos os advogados que precisam tirar a OAB para advogar, o médico que precisa fazer residência para tirar seu CRM e assim vai...
A questão é: Existe alguma barreira de mercado na área de TI?
Essa é uma pergunta um pouco difícil de responder quando se fala de TI, pois depende muito do segmento, área e objetivo que você deseja atingir, mas como eu sou DEV vou falar um da minha visão de barreira de mercado para desenvolvedores.
De fato a principal barreira de mercado que eu vejo pra profissionais na área de desenvolvimento é a capacidade técnica que o mercado exige. Como o próprio Murilo diz no podcast, o primo do sobrinho do vizinho que fica em casa estudando tutoriais de html, php, css, javascript consegue fazer e negociar sites por preços bem abaixo da média, na maioria das vezes o que vai resultar disso é um trabalho medíocre, mas existem exceções onde com esforço os "iniciantes" consegue superar a barreira de entrada e entregar produtos de qualidade. Lembre-se da palavra ESFORÇO!
Então a barreira técnica que a área de TI só vai me custar algumas madrugadas de estudo e tutoriais e eu vou estar pronto pra entrar no mercado competitivamente???
NÃO, definitivamente NÃO!! A área de TI (lembre-se que estou falando de DEV) é muito abrangente e exige uma evolução constante do profissional. Criar seu primeiro sistema de CRUD, foi a primeira de muitas etapas da vida profissional que te espera.
Pra não alongar demais eu vou enumerar os pontos que acho que todo profissional de TI deveria saber para se diferenciar no mercado e que eu desejava ter descoberto antes de entrar no mercado.
1 - ESTUDE, ESTUDE BASTANTE, MUITO MESMO: todos nós sabemos que uma graduação não faz milagres, mas que no final das contas um cara que estudou estrutura de dados com certeza vai conseguir desenvolver um algoritmo de melhor desempenho do que um que aprendeu lógica de programação em um tutorial na internet. Mas vale ressaltar que eu não estou aqui só falando de graduação, você vai ter que gastar seu tempo estudando novas tecnologias, linguagens, frameworks e tudo mais.
2 - PROCURE ALGO OU ALGUÉM QUE TE INSPIRE: Cara isso é importante. Você tem um mentor?? Se não tem, deveria ter. É muito importante pessoas que te motivem e te inspirem a aprender coisas novas. A internet é uma fonte inesgotável de inspiração, caso aí é o Murilo Gun que me inspirou a escrever esse texto, mas eu te aconselho a procurar inspiração em alguém próximo a você, na sua casa, no seu trabalho, no seu local de estudo. Eu mesmo procuro muito me inspirar nos meus colegas de trabalho que sempre estão falando de frameworks novos, apis novas. Agora mesmo estou de férias devorando tudo que é conteúdo de NodeJs, AngularJs, Java, Swift, pra voltar das férias renovado e cheio de papo novo.
3 - MOSTRE PRO MUNDO O QUE VOCÊ SABE E QUE ESTÁ DISPOSTO A ENSINAR: Faz teu marketing meu menino!! Cria um site diferenciado, faz tua propaganda, participa de fóruns, ajuda quem ta precisando de ajuda, contribui com a comunidade open source, criou alguma coisa legal? Publica!
Na verdade, eu ainda me sinto engatinhando nessa área, mas cada vez mais tento fazer minha parte. O stackoverflow já se tornou uma tarefa diária, abro ele assim que sento no computador procuro alguma pergunta que eu saiba responder, se não encontro nenhuma hoje, amanhã eu procuro novamente e assim eu vou entre perguntas e respostas contribuindo com outras pessoas e mostrando o meu conhecimento. Como o próprio site do stackoverflow contabiliza eu provavelmente já influenciei de alguma forma 350 mil pessoas ao redor do mundo. Comparado à outras pessoas é muito pouco mas se eu tivesse influenciado apenas uma eu já teria feito a diferença e isso é o que importa, fazer a diferença.
4 - FAÇA: Você vai ter inúmeras idéias ao longo de sua carreira que vão parecer inovadoras, use-as. Pensar é fácil, implementar é muito difícil. Não procure desculpas pra colocar pra frente a ideia daquele App que você pensou ou aquele curso que você gostou da ementa.
Acho que é isso galera, sei que existem outros inúmeros pontos que eu poderia citar, mas acredito que com esses 4 vocês já tem bastante chance de se diferenciar daquele primo do sobrinho do vizinho que criou o sistema de cadastro do mercadinho do seu João.
Grande abraço e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário