{

title : "My Cyber-Space",

description : "O seu lugar de tecnologia",

author : "Victor Oliveira"

}


terça-feira, 26 de agosto de 2008

LHC: O maior acelerador de partículas do mundo em busca da "Partícula de Deus"

Atlas era um dos titãs da mitologia grega, condenado para sempre a sustentar os céus sobre os ombros. Aqui, Atlas é um dos quatro gigantescos detectores que farão parte do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, que está em fase adiantada de testes e deverá entrar em operação nos próximos meses.

LHC é uma sigla para "Large Hadron Collider", ou gigantesco colisor de prótons. Parece difícil exagerar as grandezas desse laboratório que está sendo construído a 100 metros de profundidade, na fronteira entre a França e a Suíça. A estrutura completa tem a forma de um anel, construída ao longo de um túnel com 27 quilômetros de circunferência.

As partículas são aceleradas por campos magnéticos ao longo dessa órbita de 27 Km, até atingir altíssimos níveis de energia. Mais especificamente, 7 trilhões de volts. Em quatro pontos do anel, sob temperaturas apenas levemente superiores ao zero absoluto, as partículas se chocam, produzindo uma chuva de outras partículas, recriando um ambiente muito parecido com as condições existentes instantes depois do Big Bang. Nesses quatro pontos estão localizados quatro detectores. O Atlas, mostrado na foto nas suas etapas finais de montagem, é um deles. Os detectores irão estudar as partículas, medir suas energias e descobrir a rota que seguem além de detectar qualquer outro tipo de atividade física desconhecida.

O Objetivo maior do LHC é desvendar os segredos do "Modelo Padrão", a teoria básica da Física que explica a interação de todas as partículas subatômicas, apostando todas as fichas no Bóson de Higgs, a partícula fundamental que explicaria como a massa se expressa nesse mar de energias. É por isso que os cientistas a chamam de "Partícula de Deus".

Será mesmo possível descobrir a "Partícula de Deus" sem causar dano nenhum a Terra?
Os físicos mais "viajados" e preocupados com a integridade da raça humana dizem que o acelerador de partículas irá criar vários buracos negros microscópicos e que os humanos por não saberem o comportamento desses fenomenos correm grande risco de que eles devorem a terra por completo. A fronteira de um buraco negro é chamada de horizonte de eventos. Segundo a teoria atualmente aceita, qualquer objeto que ultrapasse o horizonte de eventos de um buraco negro será totalmente destruído, não apenas esmigalhado ou vaporizado, por que isto deixaria migalhas ou vapores, mas destruído mesmo, "sem deixar qualquer informação," como dizem os cientistas. Nem mesmo a luz consegue escapar de lá. Isso, obviamente, torna impossível que se observe um buraco negro diretamente.

Diante desses argumentos dois físicos entraram com uma ação no Havaí em uma tentativa de parar o LHC em razão de suas preocupações sobre a segurança da raça humana.

Porém cientistas ligados ao projeto do LHC fizeram estudos e chegaram a algumas conclusões. Se eventualmente chegarem a surgir, esses buracos negros iriam durar por "cerca de um nano-nano-nanossegundo," acrescentando que eles não deverão produzir qualquer efeito ou conseqüência. Entretanto, o artigo analisa se haveria qualquer efeito em larga escala na situação extremamente hipotética na qual esses buracos negros não evaporem.

"A saúde futura do nosso planeta e a segurança da sua população são de suprema consideração para todos nós, Já haviam sido expostos vários argumentos físicos muito fortes sobre a não-existência de riscos oferecidos pelo micro buracos negros, e nós demos argumentos adicionais eliminando os riscos mesmo sob as mais bizarras hipóteses."

Esse que promete ser o maior experimento científico da história poderá, em dois ou três anos, provar se a teoria do Modela Padrão está correta ou não. Ou, talvez, nos depararemos com um mundo todo novo, que exigirá novas teorias, novos equipamentos e novas descobertas.

A primeira colisão desses feixes deverá acontecer em Setembro. O projeto custou US$8 bilhões e levou 14 anos para ficar pronto.

Fonte: Inocação Tecnológica

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom post

Eu assisti uma entrevista de uma física brasileira que está envolvida nesse projeto.
Pelo que eu lembro, a intenção é mesmo chegar proximo ao que seria instantes após o big bang, dessa form a seria possivel uma leitura da escrita original do universo.

muito interessante.

parabens

=]

Anônimo disse...

Estou muito interessado no desfecho deste experimento. A chamada partícula de Deus poderá esclarecer enfim qual é de fato a origem do universo.

Se existe algo que me deixa inquieto é o espaço. Talvez seja o único mistério que talvez tenhamos tempo para desvendar.

Jân Bispo disse...

interessante ouvi falar do LHC algum tempo atrás, e dpeois li algumas coisas sobre, mais seu post fe melhor o trabalho de explicar sem complicar! rs, eu tenho cá minhas duvidas sobre se um questionamento de bilhões de anos poderá ser resolvido assim, mais a ciencia tem crescido tanto e conseguido tantas respostas que não duvidaria, mais como sempre, toda resposta traz com ela uma outra duvida (questionamento) se uma dia eles responderem sobre a origemdo universo, qual será a próxima pergunta? rs

enfim parabe´sns pelo post, muito informativo e pratico o blog é muito shoW

Riso Certo disse...

isso eh foda, mas n levo fé nisso n.

Luiz Carlos disse...

Já li muito sobre esse assunto e me fascina bastante...
Estou acompanhando de perto o desfecho^^

Abraço
http://vcprecisaver.blogspot.com

(Didixy) Conquistadores disse...

Não gostou muito de estudar Fisica, Matematica, Negocio de Eletrons, Protons e etc..

Mais acho super interessantes noticias sobre isso, experimentos, maquinas...

Acho muito show, e cara... que isso ai? Uma super maquina.. como deve ser ela funcionando, magnifica né.. rsrs

________________________________
Saiu nova parte da lista dos filmes:
www.conquistadoresdm.blogspot.com

Augusto disse...

Faça um favor. Troque o código de meu banner em seu site. a imagem de meu banner some direto. então troquei o código e hospedeiro.

aguardo, obrigado!


www.infoxcomp.com

Gabriela, Georgia, Larissa e Sabrina disse...

tem q ter fe em deus q ñ vai acontecer nada!! e aproveitar a vida pq a vida é mt curta

Unknown disse...

ei veiw e os temiveis strangelets, qual é o risco??