{

title : "My Cyber-Space",

description : "O seu lugar de tecnologia",

author : "Victor Oliveira"

}


segunda-feira, 7 de julho de 2008

Bio-robô serve para desentupir veias


Robôs capazes de entrar pelo corpo humano e corrigir problemas sem a necessidade de uma cirurgia são um sonho antigo que povoa o imaginário e toda a comunidade de ficção científica. Vários grupos de roboticistas ao redor do mundo têm levado essa tarefa a sério, com alguns progressos muito interessantes.

Cientistas japoneses apresentaram um robô que navega e faz cirurgia no interior do corpo humano. Já fora apresentados também conceitos como os de nanorobôs para a substituição do sangue humano até um bio-robô movimentado por células do coração. Mas os conceitos vão bem além e chegam até ao projeto de biocomputadores moleculares implantáveis que um dia poderão revolucionar a medicina.

Agora, cientistas da Universidade Chonnam, na Coréia do Sul, apresentaram um robô quase microscópico que é capaz de navegar pelas veias e artérias humanas e desentupí-las, um procedimento médico hoje feito por meio de uma técnica chamada cateterismo.

Houve uma diminuição de quase 50% em relação ao modelo anterior lançado pelos Japoneses. O Bio-robô agora mede 1 milímetro e se encaixa nessa categoria, não apenas por interagir com o corpo humano, mas também devido à forma como ele se movimenta.

O "bio-micro-robô" navega através das veias e artérias com a ajuda de seis pernas acionadas por músculos do coração crescidos artificialmente. Esse mecanismo de acionamento elimina a necessidade de baterias e de qualquer forma de alimentação externa, já que as células musculares alimentam-se naturalmente dos açúcares disponíveis no sangue.

Ao invés de um braço artificial, que seria complicado de construir, operar e, sobretudo, miniaturizar, além dos riscos de uma manipulação indevida nas paredes das veias e artérias, ao encontrar um entupimento ou estreitamento no vaso sangüíneo o robô libera um medicamento que dissolve o acúmulo que atrapalha a circulação normal do sangue.

fonte: Inovação Tecnológica

4 comentários:

M. disse...

Muito legal, acho que o avanço da tecnologia trará ainda mais melhorias a nossa saúde. Cirurgias, implantes, transplantes e mini robôs, mas tudo para o bem!

Carlos Macêdo disse...

E viva a tecnologia!!!(a maioria)^^

flw!

blog disse...

As fronteiras tecnológicas estão se dissolvendo como açúcar na água.
Ainda bem.

A questão é fazer as conquistas científicas chegar ao povo, à maioria da população, tão carente e preejudicada.

Ciência para os dominantes não dá!

Nandu disse...

Incrível.Muito legal esse robozinho,tenho certeza que tem um grande futuro aí na medicina robótica.


passa lá no meu blog tb!
abs