{

title : "My Cyber-Space",

description : "O seu lugar de tecnologia",

author : "Victor Oliveira"

}


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Alaris 30: Uma impressora 3D que dá forma aos objetos

Desde o dia da criação das impressoras até hoje muitas atividades do dia-a-dia de profissionais de diversas áreas foi simplificado. O que antes era manuscrito ou dactilografado passou a ser impresso economizando muito tempo e dinheiro.

Profissionais da área de engenharia, por exemplo, antes tinham de desenhar manualmente seus projetos o que hoje em dia pode ser feito com tamanha facilidade por softwares como o Autocad e impressos de forma rápida e segura, pois podem ser totalmente revisados antes de da sua impressão final.

Esse processo corriqueiro irá se modificar em breve. O mesmo projeto antes impresso em folhas, agora será impresso em plástico, como uma maquete, o que economizará tempo e trará cada vez mais comodidade ao projetista.

As impressoras 3D montam um objeto a partir de uma disposição de partículas de um material, assim como impressoras tradicionais criam imagens a partir dos pontos. Elas constroem modelos em uma pilha de camadas muito finas, cada uma criada por um líquido ou um plástico em pó que pode ser solidificado em pequenos pontos por calor, luz ou elementos químicos precisamente aplicados.

Um exemplo desses equipamentos, é a nova impressora 3D de mesa Alaris 30, da Objet. Ela não é muito maior que um combo comum de impressora/scanner, funciona com uma tomada comum, conecta-se a qualquer rede de escritório e vem com drivers e software simples que permitem o envio de arquivos CAD produzidos a partir de modelos de plástico com dimensões de até 29,39 x 19,61 x 14,99 centímetros. O preço do periférico não foi anunciado ainda.

Universidades e colégios a utilizam para aulas de design, médicos imprimem modelos para ajudar em cirurgias complexas, arquitetos imprimem maquetes tridimensionais de seus designs. A tecnologia foi até utilizada para construir um mapa topográfico de Nova Orleans, ajudando na reconstrução da cidade.


Nenhum comentário: