{

title : "My Cyber-Space",

description : "O seu lugar de tecnologia",

author : "Victor Oliveira"

}


terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Blu-ray Disc


Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. Compete para se converter no padrão de discos ópticos sucessor do DVD. Seu rival é o HD-DVD. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros). Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. Blu-ray e HD-DVD dividem as mesmas dimensões e o aspecto externo.Um disco (kh) de camada única (Single Layer em inglês) Blu-Ray pode conter cerca de 25 GB de dados ou cerca de 6 horas de vídeo de alta definição mais áudio, e, no modo de dupla camada (Double Layer), este espaço é duplicado, podendo conter, aproximadamente, 50 GB.
Assim como ficou marcado a transição do VHS para o DVD, logo teremos de DVD para Blu-ray.e haja criatividade da parte dos produtores para preencher todo esse espaço

4 comentários:

Unknown disse...

muito boa essa tecnologia
25 GB é um espaço muito bom para multimídia!

Vinícius Rodovalho disse...

Legal seu blog, pela informação relacioanada À tecnologia, que é sempre importante.

Com tanto espaço assim, no blu-ray disc, evita-se muito trabalho e economiza-se, espero.

E vamos aguardar para ver qual será a nova invenção dessa raça tão inteligente mas também tão banal.

Anônimo disse...

É simplesmente fantástico como a tecnologia de armazenamento de dados evoluiu. Ainda me lembro quando os hd de 1.2 Gb eram "coisa de outro mundo" .(rs)
E olha que nem tem tanto tempo assim.

Climão Tahiti disse...

Prefiro o HD-DVD.

Sony costuma dar muita mancada com mídias novas, vide o MD que demorou tanto para dar a tecnologia aos outros que acabou levando a mídia (que poderia ter substituído os disquetes) ao fracasso.